-
Arquitetos: NORA studio
- Área: 31 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:DEL RIO BANI
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Ikea, Santa & Cole, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção procura conferir uma nova vida a um antigo sótão usado anteriormente para armazenar a caixa d'água do edifício. A ideia principal era acumular as diferentes atividades que poderiam ser abrigadas em um único espaço, além de conectar essas atividades o máximo possível ao terraço, que é quase do tamanho do próprio apartamento.
Neste sentido, acabamos propondo um grande espaço que muda ao longo do dia sendo usado como cozinha, sala de jantar, de estar ou dormitório. Dois espaços secundários escondem a área de serviço e o banheiro os quais "vivem" por trás do cenário principal, sem mudar minimamente a forma retangular da habitação central. A cama se torna muito mais do que isso ao flutuar por cima de um improvisado armário que permite guardar tudo que se pode imaginar: desde cabides móveis a antigas malas de viagem.
Finalmente, chegamos no terraço, dois degraus mais elevados que a sala e, por isso, não conectado com o espaço interior a nível funcional. Por esse motivo, o banco assume um duplo papel, nos dando a oportunidade de sentarmos no interior, fechando as janelas ou fora, abrindo-as. Um grande pergolado domestica o espaço que, de outra forma, estaria exposto aos edifícios vizinhos mais elevados e seus curiosos habitantes.